quarta-feira, 11 de junho de 2014

FARINHA DE UVA



Farinha de uva


Casca e semente de uvas



O bagaço de duas variedades de uva, subproduto do processamento de vinhos e sucos que normalmente é descartado, pode contribuir para a redução do risco de cânceres e doenças cardiovasculares. A conclusão é de Emília Ishimoto, pesquisadora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Em sua tese de doutorado, a pesquisadora fez a desidratação e trituração da casca e das sementes de duas variedades de uva, cabernet sauvignon e isabel, para obtenção de um tipo de farinha de bagaço e, em seguida, para a elaboração de extratos concentrados.


O consumo de produtos que utilizam como ingrediente a farinha de sementes de uva é extremamente benéfico à saúde, pois a farinha é rica em fibras (76%), NÃO CONTÉM GLÚTEN e possui alta quantidade de flavonóides e OPC, antioxidante que combate os radicais livres e previne o envelhecimento das células e doenças degenerativas, além das propriedades anti-tumorais.

Semente de Uvas Contra o Mau Colesterol e Doenças do Coração.

Pesquisas evidenciam que o consumo de produtos derivados das sementes da uva tem a função de aumentar o bom colesterol (HDL) e diminuir o mau colesterol (LDL), evitando riscos com doenças vasculares.


As propriedades presentes nos compostos das sementes da uva ajudam a impedir doenças no coração, tais como ataque cardíaco e infarto, pois impedem o desenvolvimento de plaquetas que bloqueiam as artérias. Também alivia o cansaço dos olhos em pessoas que utilizam o computador por muito tempo, diminui a degeneração macular e cataratas, melhora a circulação sangüínea nos pequenos vasos dos olhos, onde algumas doenças do olho podem causar bloqueios e enfraquecimentos que resultam em danos na visão.

A farinha tem o benefício dos antioxidantes do vinho sem precisar tomá-lo todos os dias. A luteonina é um composto fenólico importante para os olhos, indicado especialmente para perda da visão senil ou diabéticos descompensados, que precisam tomar um cuidado extra com a visão.


A farinha de sementes de uva NÃO CONTÉM GLÚTEN, lactose ou colesterol, e é rica em fibras dietéticas naturais.



Benefícios da Farinha de Uva

·        Auxilia no tratamento de doenças circulatórias;
·        Diminui o aparecimento das varizes;
·        Auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares;
·        Auxilia na prevenção do endurecimento das artérias;
·        Auxilia na prevenção da artrite;
·        Ajuda a minimizar danos no fibroma;


· Evita a deficiência de visão e audição;


· Ajuda no combate das doenças de pele, como psoríase e eczema.

Escudo contra câncer  

A substância afasta o organismo dos radicais livres, moléculas instáveis que danificam as células quando as defesas baixam a guarda. “Tumores dependentes de hormônio [mama, próstata, cólon e pulmão] podem ser prevenidos pela ingestão diária de quantidades apropriadas de fitoquímicos como os da uva”, afirma a nutricionista e farmacêutica bioquímica Lucyanna Kalluf. Segundo a especialista, o resveratrol tem estrutura química semelhante à do estrógeno sintético, e uma das causas do aparecimento de tumores está ligada à perda desse hormônio. “A incidência de câncer de mama em países ocidentais é seis vezes mais alta em comparação às mulheres asiáticas, que consomem diariamente produtos de soja ricos em fitoestrógenos”, aponta. Inclusive, a substância garante ainda ação antienvelhecimento, “porque protege a pele dos danos causados pela exposição à radiação ultravioleta”, comenta a especia- lista. Ele ajuda até mulheres na menopausa, já que manda os terríveis fogachos para bem longe Ainda sobre o câncer, saiba que há outro agente bioativo na fruta: a quercetina. “Trata-se de um bioflavonoide anti-inflamatório e antioxidante que age na prevenção de patologias como cânceres”, acrescenta a nutricionista funcional Daniele Jobst. 



Ação cosmética da farinha de semente de uva


Como esfoliante natural e excelente ação rejuvenescedora a farinha da semente de uva pode ser misturada ao mel e aplicada diretamente sobre a pele. O resultado é imediato, com visível ação clareadora e emoliente da pele, além dos benefícios antioxidantes, resultantes da ação contínua do tratamento.

Esfoliante de semente de uva 

Farinha de sementes de uva
Mel
Chá de ervas
Própolis

Benefícios para a pele

Limpa a pele das impurezas externas e células mortas (você mesma pode fazer a esfoliação)

· É rico em OPC, antioxidante que combate os radicais livres
· Retarda o envelhecimento
· Dá brilho e maciez
· Facilita a hidratação

Modo de usar

· A esfoliação deve ser feita com cuidado, dependendo do tipo da pele/local: rosto, mãos, pés...

· Para uma pele oleosa, por exemplo, esfolie 2x por semana, de preferência à noite

· Aplique o esfoliante suavemente, com a pele molhada; deixe agir por alguns minutos.

· Enxágüe o local com bastante água (sugerimos durante o banho)





É possível fazer em casa?


Apesar de ser encontrada em diversas lojas de produtos naturais, a farinha pode ser preparada em casa, sem o menor problema e pode ser feita com outras frutas também, sendo usadas todas aos poucos, para evitar diarreias, já que contém muitas fibras.


A indicação de uso é que sejam usadas até 3 colheres diárias, de modo fracionado. Pode ser adicionada a tortas, bolo, vitaminas, sucos, iogurte e até em pratos salgados, como sopas e feijão (dependendo da farinha usada), tudo depende do gosto e preferência de quem usar.
Veja com a farinha de uva pode ser preparada em casa
  • Higienize bem as cascas e leve ao forno baixo, de 30 a 40 minutos e bata bem no liquidificador.
  • Pode-se fazer essa farinha com diversas frutas, cada qual com suas propriedades específicas e podem ser utilizadas em forma de um mix, na quantidade indicada todos os dias.
  • Assim, as vitaminas e benefícios de todas estarão garantidas à dieta!


Fonte de Textos e imagem:
http://www.aloevita.com.br/?m=informes&ir=mostrar&InformeID=92
http://www.remedio-caseiro.com/farinha-de-uva-beneficios-para-saude-e-perda-de-peso/
http://farinhas.net.br/farinha-de-uva-beneficios-emagrece-e-cura-com-saude-vida-saudavel.html
http://produtosnayna.blogspot.com.br/2010/11/farinha-de-uva-e-seus-beneficios.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário