domingo, 8 de junho de 2014

Exame de toque retal antecipa diagnóstico de câncer de próstata


Toque retal, teste é simples e indolor

Em geral, o câncer de próstata demora cerca de quatro anos para se manifestar, ou seja, o organismo leva um tempo para dar sinais de que algo não vai bem. Daí a importância de fazer o exame preventivo uma vez por ano.


Dosagem de PSA ajuda na prevenção ao câncer de próstata Junto com o toque retal .
Apesar de ter sido lançado na década de 80, a dosagem de PSA no sangue ainda é desconhecida de muitos homens. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pelas células da próstata. Quando existe um aumento no número de células produtoras, como o que acontece no caso do câncer de próstata e da prostatite (inflamação da próstata), o PSA se eleva no sangue, servindo como indicador dessas doenças.







Saiba mais sobre o PSA neste vídeo:








Recadinho da Bruna: Vou dividir com vocês um testemunho, para que saibam  como é importante fazer o exame de toque, pois esse simples exame pode salvar sua vida. Meu pai  não tem caso de câncer de próstata na família, mas ao com 44 anos começou a apresentar os seguintes sintomas: Expelir sangue no esperma, dores nos quadris e no testículo, essas dores tiveram inicio no ano de 2011.O primeiro médico que ele procurou foi um urologista  que passou somente um PSA e uma ultrassom, pois ele não tinha antecedentes familiares de CA de próstata. O resultado do exame de PSA foi normal, abaixo de 4 e a ultrassom acusou que ele tinha uma veia do testículo inflamada, a conduta do médico foi receitar  remédios anti-inflatórios, cessando assim os sangramentos, e deu alta para ele. Mas logo começaram a aparecer novos sintomas de que algo não ia bem com o meu pai, ele começou a ter dores nas pernas,dor essa que os médicos alegavam ser causadas pelo  nervo ciático, dor na lombar, dor na coluna, dor pelo corpo todo, ele não conseguia mais dormir por causa da dor, começou a ter febre quase todos os dias, tosse seca, manchas marrons nas palmas das mãos e dos pés, falta de apetite, enjoos,vômitos, os cabelos começaram a ficar brancos rapidamente, e fracos, perdeu quase 20 quilos, parecia que tinha envelhecido uns 10 anos, varias vezes fomos parar no pronto socorro por dores na coluna, e tudo que eles faziam era só aplicar uma injeção que funcionava na hora, mas que no dia seguinte nos obrigava a voltar para o pronto socorro de novo, ele já não conseguia andar direito, se apoiava nas paredes, não conseguia ficar em pé por muito tempo, não dormia, não queria comer,entrou em depressão, pois os médicos diziam que o problema dele era desvio de coluna, artrose e que uma fisioterapia resolveria, ele fez tudo que eles disseram, entrou na hidroginástica mas não foi em quase nenhuma aula pois sentia dores horríveis depois que voltava para casa, fez fisioterapia com choque, e pagamos até um quiropraxista, mas nada adiantou, teve médicos que disseram que a dor não deveria ser assim tão grande como ele fazia parecer, chegaram até a dizer que poderia ser tudo psicológico. Não pensem que não procuramos médicos, pois procuramos vários, desde clínicos à urologistas, ortopedistas, pneumologista, gástrico e até ajuda psiquiátrica.  Em julho de 2013 finalmente Deus nos levou ao médico certo, ele era um ortopedista e achou muito estranho meu pai estar tão debilitado por uma simples artrose, analisou a ressonância que outros médicos já tinham visto e percebeu que havia umas manchas na coluna que não deveriam estar ali, perguntou se meu pai tinha casos de tumor na família e disse que passaria alguns exames para poder confirmar sua suspeita, passou vários exames de sangue incluindo o PSA e uma cintilografia óssea. Os exames foram assustadores, o PSA livre estava acima de 50> e o PSA TOTAL era 584. A cintilografia mostrava várias manchas vermelhas por toda pélvis e coluna, e até os braços e fêmur estavam com manchas, ele acabava de ser diagnosticado por um ortopedista, e não por um urologista como deveria ter sido,  com CA de próstata avançado  com metástase óssea no estagio IV, sem qualquer chance de operação ou qualquer outro recurso, a unica coisa que eles queriam fazer era fazer a raspagem do testículo para diminuir a testosterona, e assim, dar mais um tempo de vida para o meu pai. É uma vergonha a quantidade de erros que os médicos cometeram com meu pai, ouve tantos diagnósticos errados, ele sofreu tanto por 2 anos, a minha revolta é pelo fato de que esse tipo de CA é um dos mais  fáceis de descobrir ,e tem 85% até 90% de cura se descoberto no inicio, tudo isso foi por que todos os urologistas que atenderam meu pai não fizeram um simples exame de toque que levaria apenas 15 segundos; isso pouparia meu pai e toda minha família de viver todo esse sofrimento,vocês conseguem entender agora por que eu resolvi postar sobre a importância de fazer o toque, o PSA não é tão eficiente como o toque, e meu pai não é uma pessoa preconceituosa, se os médicos tivessem solicitado, ele faria o exame sem problema. Aconselho que vocês procurem ir ao urologista todos os anos e peçam o toque mesmo que ele fale que não é necessário pois você não tem histórico familiar, idade acima de 50 ou porque seu PSA esta normal, isso não garante nada, se você sentir algum sintoma ou se já tem 40 anos , peça o toque, o médico não pode se recusar , é um procedimento simples e que pode salvar sua vida.
Antes que vocês pensem que meu pai morreu, vou logo dizendo que ele esta vivinho da silva,e vendendo saúde, pois eu e minha mãe não desistimos dele, ele faz o tratamento convencional, junto aos tratamentos alternativos que eu divulgo no blogue, hoje ele não sente dor nenhuma, faz caminhada na praia todos os dias, as manchas das mãos e dos pés sumiram, e seus cabelos voltaram a ter fios pretos,hoje ele esta grisalho, com a cor do cabelo mais para preto do que branco, a pele dele esta melhor do que a minha, não tem mais problemas para dormir, seu apetite voltou ao normal, parece que rejuvenesceu, ele esta com 47 anos e vai fazer 48, o seu PSA TOTAl baixou muito, e oscila abaixo de 10. Até os médicos acharam estranho a melhora, pelo diagnostico deles, meu pai estaria morto agora. Mas Deus não deixou isso acontecer , ele foi misericordioso e abençoou minha família devolvendo a saúde do meu pai, tenho fé que breve vamos receber a notícia de que ele esta 100% curado, o câncer não machuca mais ele, desde setembro do ano passado, e tem ficado assim até hoje. Vou sempre estar atualizando o estado de saúde dele aqui no blogue.



Fontes de texto e imagem:
http://nacidade.com.br/pr/curitiba/noticias/beleza-e-saude/exame-de-toque-retal-antecipa-diagnostico-de-cancer-de-prostata?first=1
http://nacidade.com.br/pr/curitiba/noticias/beleza-e-saude/dosagem-de-psa-ajuda-na-prevencao-ao-cancer-de-prostata

Nenhum comentário:

Postar um comentário