quarta-feira, 11 de junho de 2014

Unhas - Elas dizem muito sobre a sua saúde

Muitas meninas têm dúvidas e ficam apavoradas quando suas unhas estão amareladas, quebradiças, descamando e acham que isso é apenas sinal de fraqueza e que as unhas são assim normalmente.
CUIDADO!

Nem tudo nas suas unhas pode ser considerado normal, fique atenta aos sinais que elas lhe dão pois pode ser muito mais que uma simples unha quebrada.

A unha saudável é rosada, forte, sem manchas e tem crescimento normal – em média, 0,03 milímetros por mês. Imperfeições na coloração, na espessura e no formato da unha podem ser consequências do contato com agentes externos, sobretudo produtos químicos, mas também podem indicar doenças sistêmicas – aquelas que afetam vários órgãos do corpo, como fígado, coração, rins, pulmão e a glândula tireoide.
Deficiências alimentares são as principais responsáveis pelo enfraquecimento das unhas. “Muitas doenças que se refletem nas unhas estão ligadas ao sistema nutricional”, afirma a nutróloga Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional “Fortalecer o organismo é importante e, por isso, devemos ingerir regularmente fontes de enxofre, como o alho; zinco, presente no açafrão e no gengibre; ômega 3, disponível no salmão e na linhaça; além de castanhas e cereais integrais”, recomenda a especialista.
Conheça alguns dos problemas mais comuns:
saude unhas A Saúde das Unhas
Como fazer o auto-exame: Para a médica Marcelle Miranda, especialista em estética do Rio de Janeiro, observar alterações na coloração é o primeiro passo para um autodiagnóstico inicial. Por exemplo, se o leito (a pele que fica logo abaixo da lâmina, que é a parte mais visível da unha) estiver arroxeado, é preciso vigília dobrada. A cor escura demonstra que o sangue não está circulando direito nas mãos e pode indicar possíveis disfunções cardíacas. Além da mudança na cor, é preciso ficar atento à forma e textura das unhas. As temidas micoses (infecções por fungos) se manifestam pelo aumento da espessura da unha, descolamento ou alteração da cor. Quando a causa é orgânica, a infecção surge nas mãos e nos pés. Se não tratadas a tempo, com remédios orais ou tópicos, leva à perda da unha — que demora mais de seis meses para crescer. Quanto às unhas com ondulações, vale um alerta. Segundo artigo de Robert Baran, criador do primeiro centro de diagnóstico e tratamento das doenças das unhas, publicado na revista Scientific American Brasil, as convexas e sem brilho são típicas de portadores de doença cardíaca ou pulmonar crônica. E as unhas côncavas, especialmente em crianças, podem indicar um possível déficit de ferro no organismo.
Fonte: Revista Viva Saúde

Fonte de texto e imagem:
http://www.butecoparagarotas.com.br/2013/03/saude-nas-unhas.html#axzz34LpEkjne
http://misturinhas.com/a-saude-das-unhas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário